
Situado no Sertão pernambucano (Salgueiro – PE), Conceição das Crioulas é um Quilombo singular por ter conquistado através da sua luta de valorização da sua dignidade, pela restituição da terra, por uma educação diferenciada, pela saúde e por melhores condições de vida, um reconhecimento da sua história, da dignidade de sua identidade e um apreço por suas artes e seus saberes.
A colaboração do ‘movimento intercultural IDENTIDADES’, bem como da UFPE e da URCA, ao longo dos tempos, envolvem a congregação de vontades de um conjunto de instituições universitárias para a realização de um ‘Encontro com as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas’. Um ‘encontro’ que possibilite a realização de um conjunto diversificado de ações artísticas, promovendo um acontecimento significativo de onde irradiem experiências pessoais e aprendizagens coletivas, para o interior da comunidade e para quem nele participar.
O aniversário da AQCC constitui-se como evento comemorativo que fornece o ‘sentido’ ao acontecimento e lhe acrescenta a ‘festa’.
O ‘Encontro’ reconhecendo a história da comunidade, a determinação coletiva e o discernimento político com que determina suas lutas pela dignidade de sua história de singularidade de sua identidade, pela terra, pela educação, pela saúde, por melhores condições de vida, inscreve-se claramente em procedimentos que suspendem o exercício de autoridade que os ‘saberes acadêmicos’, os ‘saberes artísticos’ e os de ‘especialismo’ comportam, para uma relação colaborativa de afetividade, de descoberta entre iguais, de ‘encontro’.
Um ‘Encontro’ que promove a aproximação entre a comunidade e um conjunto de professores e estudantes, de um alargado grupo de universidades interestaduais e internacionais, proporcionando oportunidades singulares para se provocar o presente programa participativo conjunto, de ação/investigação educativa e cultural.