I Jornada Nacional Virtual de EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

territorialidades, saberes e as lutas por direitos

3 e 4 de dezembro de 2020

O caminho do quilombo: histórias não contadas na educação escolar quilombola: território do Sapê do Norte condensa estudos sobre a educação escolar quilombola, especialmente no território do Sapê do Norte, no Espírito Santo. Fruto de uma dissertação de mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. A memória tem grande relevância para as comunidades negras rurais quilombolas. A preservação de seus valores, das práticas religiosas, das técnicas e outras expressões culturais, foram herdadas dos antepassados por meio da tradição oral. Assim, a prática pedagógica é um mecanismo que precisa envolver todas as classes sociais, seja de poder aquisitivo alto ou baixo. Repensar os currículos e as práticas pedagógicas significa avanços para reduzir as desigualdades sociorraciais. A escola precisa se tornar um espaço de discussões das questões sociais que envolvem a vida dos educandos de todos os seguimentos sociais e raciais.

Educação, quilombos, participação e protagonismo feminino… Onde esses temas se encontram? Este trabalho discute como esses encontros acontecem, quais são suas formações políticas e tensões, a partir da experiência de Conceição das Crioulas, e como a educação pode mudar para melhor a vida de uma população. A construção de uma educação que se proponha a romper com alguns desafios e, nesse caso, os desafios de interagir, partilhar e reconhecer os saberes de outros sujeitos, formados a partir de outras bases epistemológicas, tem à sua frente enormes obstáculos. Convidamos a leitora e o leitor a embarcarem conosco nessa leitura e, ao final, avaliarem se valeu a pena ou não.

Situado no Sertão pernambucano (Salgueiro – PE), Conceição das Crioulas é um Quilombo singular por ter conquistado através da sua luta de valorização da sua dignidade, pela restituição da terra, por uma educação diferenciada, pela saúde e por melhores condições de vida, um reconhecimento da sua história, da dignidade de sua identidade e um apreço por suas artes e seus saberes.

A colaboração do ‘movimento intercultural IDENTIDADES’, bem como da UFPE e da URCA, ao longo dos tempos, envolvem a congregação de vontades de um conjunto de instituições universitárias para a realização de um ‘Encontro com as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas’. Um ‘encontro’ que possibilite a realização de um conjunto diversificado de ações artísticas, promovendo um acontecimento significativo de onde irradiem experiências pessoais e aprendizagens coletivas, para o interior da comunidade e para quem nele participar.

O aniversário da AQCC constitui-se como evento comemorativo que fornece o ‘sentido’ ao acontecimento e lhe acrescenta a ‘festa’.

O ‘Encontro’ reconhecendo a história da comunidade, a determinação coletiva e o discernimento político com que determina suas lutas pela dignidade de sua história de singularidade de sua identidade, pela terra, pela educação, pela saúde, por melhores condições de vida, inscreve-se claramente em procedimentos que suspendem o exercício de autoridade que os ‘saberes acadêmicos’, os ‘saberes artísticos’ e os de ‘especialismo’ comportam, para uma relação colaborativa de afetividade, de descoberta entre iguais, de ‘encontro’.

Um ‘Encontro’ que promove a aproximação entre a comunidade e um conjunto de professores e estudantes, de um alargado grupo de universidades interestaduais e internacionais, proporcionando oportunidades singulares para se provocar o presente programa participativo conjunto, de ação/investigação educativa e cultural.

Realização:

Apoio:

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas

FUP | FE | HIS

CEAM | CIL

GP-Des

Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades

CAUIM

Grupo de Estudos e Práticas Dialógicas no Contexto de Povos e Territórios Tradicionais

GEPPHERG

Grupo de Estudo e Pesquisa em políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero

GERA/UPE

Grupo de Estudos Étnico-Racial e Ambiental

Contato:

Email

jornadaeducacaoquilombola@gmail.com

WhatsApp

(41) 92002-6749

WhatsApp

(22) 98878-4881